Unidos de Vila Maria vai entrar no sambódromo do Anhembi este ano cantando as belezas de Ilhabela

De acordo com o prefeito de Ihabela Toninho Colucci investimento é uma oportunidade para alavancar o turismo da cidade, já que o desfile é transmitido pela televisão e tem grande cobertura dos veículos de imprensa

De acordo com o prefeito de Ihabela Toninho Colucci investimento é uma oportunidade para alavancar o turismo da cidade, já que o desfile é transmitido pela televisão e tem grande cobertura dos veículos de imprensa

A escola de samba Unidos de Vila Maria vai entrar no sambódromo do Anhembi este ano cantando as belezas de Ilhabela, cidade do Litoral Norte. O samba-enredo foi a aposta da escola da zona norte da capital para vencer o Carnaval pela primeira vez(veja vídeo abaixo).
O enredo vai contar a trajetória da ilha, desde sua fundação, passando por suas lendas e belezas naturais. “Precisávamos de algo incrível para o Carnaval de 2016 e encontramos isso quando conhecemos Ilhabela. Ficamos maravilhados com a beleza das praias, cachoeiras e pelas lendas que a cidade traz”, explica Demis Roberto, diretor de harmonia e comissão de Carnaval da Unidos.
A homenagem em forma de samba foi escrita pelo cantor e compositor carioca, Dudu Nobre. “Ilhabela é uma terra linda, suas praias, cachoeiras, as pessoas. Não foi difícil compor. O carnaval é uma paixão, além do trabalho”, disse Dudu.
Para chegar ao samba-enredo ideal, a escola fez um processo de seleção entre temas e letras. Foram 38 sambas inscritos, um deles de Ilhabela, até chegarem ao vencedor. Além de Dudu, participaram da composição Rafa do Cavaco, Turko, Maradona, Paulinho Miranda, Diego Nicolau, Garoto Bom e Nenê da Vila.
As alegorias e o enredo lembram o mar. Homenageiam a rainha Iemanjá e a história dos desbravadores, que chegaram pelas águas. Também fala da história raiz de Ilhabela, cantando sobre a influência da cultura indígena e do comércio escravo no Brasil colonial.
O ápice do desfile é a lenda que envolve a Praia dos Sinos. O nome da praia vem da lenda que quando as águas batem nas pedras emitem o som de sinos que avisava quando o local estava sendo invadido por piratas.
“Piratas aventureiros, lendas, mistérios e sedução. Em busca do ouro a ambição, vai e vem da maré, sinfonia no ar. Tantas histórias para contar. Você, o meu paraíso em aquarela, a grande capital da vela”, diz trecho do samba-enredo.
Para Demis, Ilhabela pode trazer a sorte do primeiro grande título da escola. “Aproveitamos o tema passando do antigo para o novo. Será um desfile moderno, cheio de novidades e com uma história linda da ilha e que pretende surpreender”. No último carnaval, a Unidos de Vila Maria terminou em 10º lugar.
‘A Vila mais famosa é a mais bela, Ilha bela da fantasia’
Vem ver
No horizonte o sol vai despertar
Em cada canto vejo florescer
Obra prima da mãe natureza
O azul do mar, revelando encantos e magia
“Ilha das maravilhas”
Terra onde canta o tangará
E o índio bateu o tambor . . . Ôô
Reverenciando ancestrais
Matas, rios e cascatas adorou
As riquezas naturais
E no balanço das ondas . . . Mareia
Tem reza forte tem . . . Na aldeia . . . Clareia
Salve o sincretismo na religião
Oxóssi é São Sebastião
Desafiando a emoção
Piratas aventureiros
Lendas, mistérios e sedução
Em busca do ouro a ambição
Vai e vem da maré….sinfonia no ar
Tantas histórias pra contar
Você o meu paraíso em aquarela
A grande capital da vela. . . Ilhabela
Dona das mais lindas cachoeiras
Deságua na cadência do meu samba
E nesse carnaval
Torna o meu sonho real
É você minha Vila o meu grande amor
Paixão pra vida inteira
A mais famosa . . . É ela
Vila Maria canta Ilhabela

Foto: Divulgação/PMI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam