Roberto Freire diz a Felipe Augusto que a criação de Museu Caiçara sera via Lei Rouanet de incentivo fiscal pela prefeitura de São Sebastião

O ministro Roberto Freire destacou que o projeto pode ser executado via Lei Rouanet, de incentivo fiscal

A criação do primeiro museu dedicado à cultura caiçara foi debatida pelo ministro da Cultura, Roberto Freire, e pelo prefeito de São Sebastião (SP), Felipe Augusto, na tarde dessa terça-feira (14), em Brasília. A proposta, de acordo com o prefeito, é desenvolver um espaço que conte não apenas a história do caiçara, habitante do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil formado a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros e que vivem da pesca artesanal, da agricultura e da caça, mas também do município.

Pelo forte apelo histórico da cidade de São Sebastião, o projeto inicial envolvia uma série de ações de resgate da cultura caiçara, entre as quais a construção de sítios arqueológicos, preparação de fortes sebastianenses para visitação e concursos de arte. “Viemos pedir ao Ministério da Cultura o apoio e a inteligência para a criação de diversas estruturas de culturas. O ministro Roberto Freire nos sugeriu a possibilidade de concentrarmos no Museu Caiçara. Para nós, a ideia foi excelente, pois veio ao encontro de uma das mais antigas demandas do município”, destacou o prefeito.
Na opinião de Felipe Augusto, o município terá a missão e a oportunidade de ter um museu que valorize sua cultura. “Hoje temos algumas opções de prédios históricos tombados, alguns até abandonados, que poderiam abrigar o museu. Nossa história vem desde o tempo dos navios negreiros dos piratas, da colonização. Nosso desafio é unir todos esses elementos em um único prédio”, afirmou.
O ministro Roberto Freire destacou que o projeto pode ser executado via Lei Rouanet, de incentivo fiscal.
Foto: Divulgação/ Foto: Janine Moraes/Ascom MinC
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam