Projeto Tecendo as Águas leva Educação Ambiental para escolas de São Sebastião

Tecendo as Águas volta para a sala de aula em 2015

Tecendo as Águas volta para a sala de aula em 2015

Um dos objetivos do Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, que tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é levar até os alunos da rede pública de São Sebastião, a percepção do lugar onde vivem e o que precisa ser melhorado ou valorizado para uma melhor qualidade de vida. Para tanto, em março, foram reiniciadas oficinas com os professores durante o HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Até maio estão previstas sete oficinas.

No ano passado, ao todo, foram realizadas 21 oficinas com 336 educadores com todas as sete escolas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em São Sebastião, litoral norte de SP: EMEIs Chapeuzinho Vermelho, Algodão Doce, Três Porquinhos e Pingo de Gente, EM Profa. Maria Francisca Tavolaro, EM Walfrido Maciel Monteiro e EE Nair Ferreira Neves. Essas escolas abrangem educação infantil, fundamental I e II, e ensino médio. Algumas instituições parceiras também participam das oficinas:  Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião (SEMAM),  APAE,  3º Pelotão Policia Ambiental de São Sebastião,  Projeto Cidadão Criança, Projeto Viração, Projeto Garoçá, Instituto Terra e Mar e  Colégio Mestre.

Cada um desses segmentos educativostem uma programação diferenciada, de acordo com o perfil dos alunos atendidos pela escola. As oficinas são voltadas para os professores buscando estimular que façam adaptação para suas  aulas. Os conteúdos são sempre ligados à questão da água e características locais por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, como por exemplo o estudo do meio na Estação de Tramamento da Sabesp e contação de histórias da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, entre outras ações propostas aos educadores”, explica a coordenadora de Educação do Tecendo as Águas Patrícia Matsuo.

Cadernos Saberes das Águas

O trabalho direcionado aos estudantes dos 4º e 5º anos tem como base os três Cadernos Saberes das Águas, idealizados pela equipe do Tecendo e que motivam os alunos a conhecerem e respeitarem o meio ambiente. Os cadernos abordam a questão da preservação da água utilizando personagens reais de São Sebastião como o “Seu Áureo”, conhecido morador do bairro de São Francisco e que teve oportunidade de, na juventude, conviver com o Rio São Francisco totalmente livre de poluição.O cineasta e fotógrafo caiçara Edivaldo Nascimento também aparece num dos Cadernos Saberes das Águas, assim como outros moradores locais que conservam tradições ou conhecem a história de São Sebastião.

As edições possuem textos e atividades que acompanham o conteúdo pedagógico de cada bimestre escolar das escolas de São Sebastião. Além disso, o Tecendo também fornece aos professores o Guia de Apoio ao Educador onde as temáticas dos Cadernos são aprofundadas e há muitas sugestões de atividades curriculares complementares nas várias disciplinas da escola. Segundo a Coordenadora Geral do Tecendo as Águas, Andrée de Ridder Vieira, o projeto é uma referência prática da inserção efetiva da transversalidade da educação ambiental e da temática Bacias Hidrográficas no ensino formal de São Sebastião.

Quem faz

O Projeto “Tecendo as Águas” é realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

Sobre o Instituto Supereco

O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 11.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 905 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 135 publicações especializadas na área. Site www.supereco.org.br

COMO PARTICIPAR DO TECENDO AS ÁGUAS

Os moradores da região do litoral norte podem participar ativamente das ações socioambientais do Projeto Tecendo as Águas cuja sede fica no centro histórico de São Sebastião.  Basta acompanhar o calendário de ações pelo facebook do projeto e se inscrever em oficinas, mutirões, concursos e eventos culturais. Há várias ações aos finais de semana, cursos com certificado e atividades que podem acolher voluntários, artistas, ambientalistas, estudantes, professores, agricultores, comerciantes e qualquer pessoa interessada em meio ambiente e sustentabilidade. Para quem não está no litoral norte de SP, o convite é para acompanhar e postar sugestões na página Tecendo as Águas do facebook.

Facebook.com/TecendoasAguas

Video institucional  https://www.youtube.com/watch?v=OFjUghMKy7w

Foto: Divulgação/Fátima ChuEcco

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam