Projeto Boa Energia nas Escolas chega a São Sebastião

Laboratório sobre rodas leva ações socioeducativas para estudantes do município

Laboratório sobre rodas leva ações socioeducativas para estudantes do município

Mais de 2 mil alunos de São Sebastião participarão do projeto “Boa Energia nas Escolas”, promovido pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. De maneira divertida, crianças e adolescentes de quatro unidades de ensino do município aprenderão sobre a importância de utilização do consumo consciente de energia elétrica.

O caminhão, que fica na cidade até o dia 16, foi adaptado para ser um laboratório sobre rodas. O intuito é mostrar aos estudantes como a eletricidade chega a suas casas e o quanto cada aparelho consome de energia. Tudo isso por meio de uma série de experimentos, jogos e vídeos em 3D. Além disso, os monitores do projeto dão dicas de economia e orientam os jovens a transmitir o conhecimento adquirido para seus amigos e familiares.

O Boa Energia nas Escolas também capacitou 171 professores das escolas selecionadas, distribuindo cartilhas informativas, para que atuem como agentes multiplicadores, ajudando os alunos a entender a importância do consumo consciente de eletricidade.

Confira algumas das atividades que o caminhão itinerante oferece:

  • Painel interativo – mostra os principais equipamentos elétricos e seus respectivos níveis de consumo;

 

  • Bicicleta geradora de energia – o movimento do pedal da bicicleta transforma a energia mecânica em elétrica, gerando até 100 watts. Os próprios alunos pedalam e geram energia suficiente para acender uma lâmpada;

 

  • Arco voltaico/chispa – produz descarga e fagulha instantânea, simulando a energia em movimento;

 

  • Pilha humana – quando as mãos são encostadas sobre uma placa de metal, fecha-se por meio do corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar corrente elétrica. Os alunos fazem o teste para ver quem produz mais energia;

 

  • Gerador de Van der Graaf – o atrito é capaz de gerar eletricidade estática. O toque da mão no globo faz arrepiar o cabelo.

 

Para mais informações sobre o Boa Energia nas Escolas acesse:

http://www.boaenergianasescolas.com.br/bandeirante/nossaturma.php

Foto: Divulgação/ Fernanda Ravagi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam