Padre Alessandro Coelho da Catedral Divino Espírito Santo abrira sexta-feira (10) o Encontro Estadual das Irmandades em Caraguatatuba

O evento tem o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os participantes, contribuindo para o estudo e maior compreensão do culto ao Divino Espírito Santo na região

O evento tem o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os participantes, contribuindo para o estudo e maior compreensão do culto ao Divino Espírito Santo na região

A Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, receberá entre os dias 10 e 12/4, de sexta a domingo, o V Encontro Estadual das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo. A quinta edição do evento pretende reunir as cidades que celebram o Divino, congregando devotos, dirigentes culturais, festeiros, pesquisadores e a comunidade em geral. O encontro tem o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os participantes, contribuindo para o estudo e maior compreensão do culto ao Divino Espírito Santo na região.
A festa começa na sexta-feira (10/4), às 19h30, com uma missa de abertura, que será conduzida pelo Padre Alessandro Coelho, Pároco da Catedral Divino Espírito Santo. Logo após, às 20h30, a programação prevê a Implantação da Bandeira da Paz no Monumento, na praça em frente à Catedral, e o encontro com os devotos e festeiros da Catedral “A festa como lugar teológico da manifestação do Divino Espírito Santo”. A abertura solene será no sábado (11/4), às 9h.
O encontro segue até domingo (12/4) com extensa programação e inúmeras atividades, como orações, mesas partilhadas, levantamento do mastro, cavalgada, carreata, procissão pluvial pelo Rio Santo Antônio e o tradicional “Afogado” (ensopado de carne de vaca servido com farinha de mandioca), entre outras.
O público poderá prestigiar também apresentações culturais e artísticas com a Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro, com o grupo cantante Adoremus e Orquestra de Viola Matutos da Mantiqueira, de Joanópolis, e com a Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.
Para Pe. Alessandro, o evento cresceu e ganhou força, valorizando as raízes culturais e religiosas desta festividade. “Esse encontro tornou-se um momento de acolher as várias expressões da Festa do Divino e ao mesmo tempo um grande desafio para que nossa festa também recrie a riqueza simbólica e espirituais que essas cidades vivem historicamente”, explica.
O V Encontro Estadual das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo é uma realização da Catedral Divino Espírito Santo em parceria com a Diocese de Caraguatatuba, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Governo Municipal e Abaçaí Cultura e Arte.
A Catedral Divino Espírito Santo está localizada na Avenida Amazonas, nº 1.665, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897.5661/3887.2982 ou www.fundacc.com.br.

Confira abaixo a programação completa:

V Encontro Estadual das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo

10/4 – sexta

19h30 – Missa de Abertura do Encontro Estadual de Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo

20h30 – Implantação da Bandeira da Paz no Monumento pela Paz na Praça Divino Espírito Santo

21h – “A Festa como lugar teológico da manifestação do Divino Espírito Santo” – Encontro com os devotos e festeiros da Catedral Divino Espírito Santo de Caraguatatuba

 

11/4 – sábado

8h – Acolhimento, credenciamento e café comunitário

9h – Abertura solene – Salão Paroquial

10h – Entronização das bandeiras, Oração inicial, Relatos (As comunidades dão-se a conhecer) e Abertura do Império

12h – Oração e Mesa partilhada – Quilombo da Caçandoquinha e Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro

14h30 – “O Divino sopra onde quer” – Tema do Encontro: A Festa que não termina

16h – Café comunitário – Folia de Santos Reis “Santo Antônio” de Caraguatatuba

18h – Chegada da Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes

18h30 – Levantamento do Mastro

19h – Mesa partilhada

19h30 – Vigília para pedir os dons ao Divino Espírito Santo

21h – Sarau Divino

 

12/4 – domingo

7h – Recepção e café comunitário – Local: Comunidade Católica Divina Providência – Bairro: Rio do Ouro

7h30 – Saída da carreata com a Bandeira do Divino da Comunidade Católica Divina Providência

– Bairro: Rio do Ouro

8h30 – Procissão Pluvial pelo Rio Santo Antônio

9h – Recepção da Bandeira do Divino – Local: Foz do Rio Santo Antonio, na Praia do Indaiá

9h30 – Santa Missa, com a participação do Grupo Cantante Adoremus da cidade de Joanópolis

11h – Salão Paroquial: Vivências

12h – Chegada da Cavalgada Divino Espírito Santo de Caraguatatuba

12h – Mesa Partilhada – Afogado

12h – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Matutos da Mantiqueira da cidade de Joanópolis

14h – Salão Paroquial: Vivências

15h – Celebrações de Despedida e Envio

15h30 – Café Comunitário

Foto: Divulgação/Diocese de Caraguatatuba

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam