Missa de Corpus Christi sera celebrada pelos padres Douglas Franco Machado e Carlos Alberto Rodrigues na praia de Boiçucanga em São Sebastião

Em São Sebastião, a tradicional procissão acontecerá caso não chova, mas as celebrações especiais estão marcadas em todas as paróquias. Na Igreja Matriz, no Centro Histórico da cidade, está prevista procissão a partir das 17h, pelas ruas centrais, seguida de missa a ser celebrada pelo padre Sérgio Lúcio. Caso chova, a missa começará às 17h e a igreja será decorada com tapetes de cobertores doados pela Cáritas Paroquial de São Sebastião para serem entregues aos mais necessitados

Em São Sebastião, a tradicional procissão acontecerá caso não chova, mas as celebrações especiais estão marcadas em todas as paróquias. Na Igreja Matriz, no Centro Histórico da cidade, está prevista procissão a partir das 17h, pelas ruas centrais, seguida de missa a ser celebrada pelo padre Sérgio Lúcio. Caso chova, a missa começará às 17h e a igreja será decorada com tapetes de cobertores doados pela Cáritas Paroquial de São Sebastião para serem entregues aos mais necessitados

A comunidade católica sebastianense celebra nesta quinta-feira, 4 de junho, o dia de Corpus Christi com missas em todas as paróquias do município e  previsão de procissões caso o tempo colabore. Instituído pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264, o Corpus Christi (Corpo de Cristo) é uma festa religiosa que objetiva celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Em São Sebastião, a tradicional procissão acontecerá caso não chova, mas as celebrações especiais estão marcadas em todas as paróquias. Na Igreja Matriz, no Centro Histórico da cidade, está prevista procissão a partir das 17h, pelas ruas centrais, seguida de missa a ser celebrada pelo padre Sérgio Lúcio. Caso chova, a missa começará às 17h e a igreja será decorada com tapetes de cobertores doados pela Cáritas Paroquial de São Sebastião para serem entregues aos mais necessitados.

Na Paróquia São José, na Topolândia, também está prevista procissão no quarteirão da Igreja, em frente à avenida Machado Rosa, seguida de missa às 17h30, celebrada pelo padre Antonio Maria Lopes Chagas. A igreja será decorada com tapetes e alimentos para doação. Já na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no São Francisco, a comunidade católica participará de procissão seguida de missa a partir das 17h que será celebrada pelo frei Paulo Roberto Santos Santana.

Costa Sul

Em Boiçucanga, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a partir das 19h30, fiéis participam de Adoração ao Santíssimo e, por volta das 20h, terá início a missa de Corpus Christi celebrada pelos padres Douglas Franco Machado e Carlos Alberto Rodrigues.  Já, no período de 9 a 11 de junho, acontecerá o Tríduo do Sagrado Coração de Jesus onde os fiéis participarão da Adoração ao Santíssimo, a partir das 19h, seguida de missa. A homenagem ao sagrado Coração de Jesus acontece sempre na sexta-feira  da semana seguinte ao Corpus Christi.

O tríduo é celebrado por padres de outras paróquias da região e da cidade. Na sexta-feira (12), Dia do Sagrado Coração de Jesus, acontecerá procissão a partir das 19h30, com saída da Capela da Imaculada, na Barra dos Pescadores, em frente à Praça da Mentira. A procissão luminosa, com fiéis levando velas, segue até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus onde será celebrada missa pelo bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski.

Tradição

Durante a festa de Corpus Christi são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido geralmente pelo bispo ou pároco da igreja. As procissões são acompanhadas por multidões de fiéis em cada cidade do país. A tradição de enfeitar as ruas teve início na cidade mineira de Ouro Preto. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração visando testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, os peregrinos, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná (alimento produzido milagrosamente sendo fornecido por Deus ao povo israelita) no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Paróquias

Paróquia São Sebastião (Igreja Matriz)

Praça João Major João Fernandes , 22, Centro, fone: 3892-1110

Paróquia de São José

Rua José Pacini, 383, Topolândia, fone: 3892-2230

Paróquia Nossa Senhora do Amparo

Rua Lourenço Luvisi, s/n, São Francisco, fone:  3862-2343

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Avenida Walkir Vergani, 223, Boiçucanga, fone: 3865-2293

(RO/RF)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam