Marinha do Brasil e Capitania dos Portos de São Paulo inicia nesta sexta-feira (22) a Operação Verão para intensificar a fiscalização coibir acidentes no mar

Os fiscais também vão utilizar etilômetros, conhecidos como bafômetros, para realizar exames nos condutores, que não podem consumir bebidas alcoólicas. Serão realizadas ainda ações em marinas e clubes náuticos para alertar, coibir e conscientizar as pessoas

Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), inicia nesta sexta-feira (22) a Operação Verão para intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário e garantir a segurança no mar. Objetivo é coibir incidentes ou acidentes que envolvam embarcações de esporte e recreio e de turismo.
Segundo a autoridade marítima, a principal causa dos acidentes que envolvem embarcações é a falha humana. A operação deste ano destaca a mensagem “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita” justamente para chamar a atenção de condutores sobre a importância seguir as regras e normas na água.
A ação especial deste verão mobiliza 111 militares do Comando do 8º Distrito Naval, que dividem-se pelo litoral paulista. Outros 239 militares vão atuar indiretamente na logística, mobilização e suporte das equipes que vão patrulhar rotineiramente rios e toda a região costeira do Estado.
Ainda conforme a Marinha, a fiscalização envolve a habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e o estado de conservação da embarcação – que poderá ser apreendida pelos militares.
Os fiscais também vão utilizar etilômetros, conhecidos como bafômetros, para realizar exames nos condutores, que não podem consumir bebidas alcoólicas. Serão realizadas ainda ações em marinas e clubes náuticos para alertar, coibir e conscientizar as pessoas.

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam