A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, reuniu assessores culturais na manhã desta quinta-feira (05) na Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) no Centro Histórico, para apresentação dos números da pasta entre 2009 e 2014.
A secretária apresentou um balanço cultural de apresentações, peças teatrais, músicas, festas e shows dentro do município. Relembrou a criação da Camerata Difusa, Orquestra Jovem de Cordas, a inauguração do Centro Cultural Batuíra, a criação do Conselho de Cultura, a aprovação da lei que cria o Sistema Municipal de Cultura entre outras iniciativas.
De acordo com os apontamentos, o Teatro Municipal serviu de palco para 541 apresentações já Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos” fez 532 exibições entre retretas e concertos oficiais.
Marianita destacou que os responsáveis por estes números são os professores que se dedicaram e se empenharam ao preparar alunos para apresentações diferenciadas. “Os assessores representam o município, a fundação e representam também a cultura local”, frisou.
Ainda de acordo com a secretária, a expectativa para o esse ano é criar um produto final, uma forma dos professores ensinarem aos estudantes, parte da cultura caiçara, resgatando valores e aprendizado, essenciais na vida local.
Há mais de 11 anos como assessora, Ana Maria Sierra Marques, comentou a relevância em trabalhar com os alunos temas locais. “É Importantíssimo repassar a nossa cultura; temos boas histórias, contos e músicas que podemos ensinar”, afirmou.
Atualmente a Sectur conta com 56 assessores, distribuídos em 100 oficinas, da Costa Norte a Sul do município.
Na ocasião, ainda foram entregues as camisetas doadas pela empresa Queiroz Galvão aos assessores.
Serviço: As aulas das oficinas começam na próxima segunda-feira (9). Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.
(RI/RF)
Foto: Rebeca Ingrid | PMSS