Guarda Municipal de São Sebastião busca melhoria na segurança pública de São Sebastião

Representantes de várias cidades participaram do encontro em Lorena

Representantes de várias cidades participaram do encontro em Lorena

Em busca de melhorias na atuação da GCM (Guarda Civil Municipal), na segurança pública, três representantes locais participaram da segunda reunião de comandantes de Guardas Municipais na quarta-feira (25), em Lorena (SP).

O evento, que contou com o apoio da RJC Defesa Aeroespacial Ltda, envolveu  várias cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Durante a reunião – acompanhada de perto pelo comandante da GCM, Edson Rosalvo; pelo secretário-adjunto de Segurança Urbana, Osmar Henrique; pelo inspetor GCM Júlio Henrique e pelo GCM Gustavo Caprioti – foram discutidas as diretrizes do Consórcio Intermunicipal de Guardas Municipais, que tem por objetivo adequá-las ao emprego na segurança pública, em conformidade com a Lei Federal 13.022/2014.

A referida legislação concede poder de polícia às Guardas Municipais em todo o território nacional. “Com isso, os profissionais deixam de estar restritos à segurança patrimonial e passam a atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo e em ações conjuntas com os demais órgãos de segurança pública”, explicou o comandante sebastianense.

De acordo com Rosalvo, a iniciativa possibilitará a adoção de medidas conjuntas com a atuação de uma política pública pertinente a projetos e ações integradas de segurança nos municípios que virão a ser consorciados. “Sendo assim, as Guardas Civis Municipais dessas cidades da região passarão a seguir parâmetros de padronização referentes a ingresso, cursos de formação e especialização, rotinas e procedimentos, treinamentos permanentes e contínuos, uniforme, armamento, viaturas, EPI, comunicação e benefícios em carreiras”, declarou.

Segundo informou, também participaram do evento, representantes de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Cruzeiro, Caçapava, Aparecida, Ubatuba e Pindamonhangaba. “Na ocasião, todos nós pudemos estabelecer parcerias visando trocas de experiência e ajuda de treinamento e capacitação”, concluiu o comandante.

(RF)

Foto: Divulgação/Segur | PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam