Ernane Primazzi recebe o prêmio nacional de “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq em Brasilia

São Sebastião conquistou o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno - considerado o de maior relevância para o Programa, pois foram aqueles que alcançaram as metas estabelecidas. Entre as metas alcançadas estão ações relacionadas às creches, pré-escolas, mortalidade infantil e outras políticas públicas voltadas para o atendimento das crianças

São Sebastião conquistou o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno – considerado o de maior relevância para o Programa, pois foram aqueles que alcançaram as metas estabelecidas. Entre as metas alcançadas estão ações relacionadas às creches, pré-escolas, mortalidade infantil e outras políticas públicas voltadas para o atendimento das crianças

São Sebastião está na seleta lista de 102 municípios do Brasil a receber o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” da Fudação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). O prefeito Ernane Primazzi esteve em Brasília (DF), na última quarta-feira (22), para receber o prêmio durante evento realizado na Câmara dos Deputados. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na cidade com o objetivo de melhorar a vida de crianças e adolescentes durante a gestão 2013/2016.

O programa “Prefeito Amigo da Criança” incentiva os prefeitos a se comprometerem no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e na garantia de recursos do orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Informações da Fundação Abrinq apontam que no início de 2013, 1.542 municípios se inscreveram, ao longo dos três anos seguintes 437 foram avaliados e 102 alcançaram as metas estipuladas e foram premiados.

São Sebastião conquistou o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno – considerado o de maior relevância para o Programa, pois foram aqueles que alcançaram as metas estabelecidas. Entre as metas alcançadas estão ações relacionadas às creches, pré-escolas, mortalidade infantil e outras políticas públicas voltadas para o atendimento das crianças.

Esse Prêmio representa o reconhecimento do trabalho para alcançar indicadores importantes para o desenvolvimento, principalmente no momento atual, em que enfrentamos uma crise não só financeira, mas também política e ética. Criança não é cidadã do futuro, ela é cidadão hoje.

Na avaliação do prefeito Ernane, o prêmio é um importante reconhecimento pelo bom trabalho realizado na cidade envolvendo várias secretarias que trabalham com crianças e adolescentes. É o resultado das ações desenvolvidas na Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Assistência Social, Conselhos Tutelares, enfim todos os setores envolvidos nos trabalhos para atendimento adequado visando melhorar os índices de avaliações junto às crianças, explicou o prefeito. “São Sebastião ficou entre os 100 municípios premiados pela Abrinq o que, para nós, significa um grande prestígio e a demonstração de que estamos no caminho certo nos investimentos em creches e no desenvolvimento de nossas crianças”, frisou.

Para a articuladora do “Programa Prefeito Amigo da Criança” em São Sebastião, Maura Porpino, este é mais um reconhecimento de que o município está no caminho certo. “O recebimento do Selo é a chancela ao Chefe do Executivo de que as políticas públicas estão avançadas na garantia de direitos às crianças e adolescentes. Esse reconhecimento pleno outorgado pela Fundabrinq é um fomento para que ações de governo continuem na proteção e no cuidado para eles”, destacou.

O programa

O “Programa Prefeito Amigo da Criança” (PPAC) foi criado em 1996 com o objetivo de mobilizar e apoiar tecnicamente os gestores municipais para a qualificação das políticas públicas em benefício de crianças e adolescentes.

Desde sua primeira edição, o programa já mobilizou mais de sete mil prefeitos (são 7.734). A participação é voluntária. A cada edição, o PPAC propõe um conjunto de ações e ao longo da gestão oferece subsídios técnicos e promove seminários para o intercâmbio de informações e aproximação com a equipe do Programa. Ao final de cada período, são avaliados os resultados obtidos pelo município e reconhecidos os gestores que melhoraram a qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Fundação Abrinq

Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação Abrinq tem como estratégias o estímulo para implementação de políticas públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos. Estimula também a responsabilidade social, a articulação política e social na construção e defesa dos direitos e o conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos da criança e dos adolescentes.

(JC, RO/RF)

Foto: Divulgação/Facebook de Maura Porpino da Silva

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam