Dia Internacional das Águas; Projeto Tecendo as Águas protege Rios e Matas Ciliares do Litoral Norte de São Paulo

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e parceria da Chevrolet e do Instituto Educa Brasil, o Tecendo as Águas, já atingiu mais de um milhão de pessoas indiretamente e atingirá mais 4.200 pessoas atendidas em ações práticas e de formação de multiplicadores

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e parceria da Chevrolet e do Instituto Educa Brasil, o Tecendo as Águas, já atingiu mais de um milhão de pessoas indiretamente e atingirá mais 4.200 pessoas atendidas em ações práticas e de formação de multiplicadores

Reflorestamento e conservação de Rios, Agricultura Familiar, Educação Ambiental e Turismo Sustentável – O Projeto Tecendo as Águas investe em todos esses setores capacitando educadores e comunidades locais. As ações junto aos rios impactam na quantidade e qualidade da água que abastece boa parte de São Sebastião e Caraguatatuba

Com dois anos de duração, o ProjetoTecendo as Águas, que foi eleito entre as “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014” durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”, já conquistou vários resultados positivos e será concluido em julho de 2015. Entre as principais metas, o plantio de 8,5 mil árvores nativas na região.

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e parceria da Chevrolet e do Instituto Educa Brasil, o Tecendo as Águas,já atingiu mais de um milhão de pessoas indiretamente e atingirá mais 4.200 pessoas atendidas em ações práticas e de formação de multiplicadores.

Além disso, até o término do projeto, terão sido realizados 37 encontros de mobilização e capacitação de atores estratégicos (educadores, líderes comunitários, estudantes, entre outros), 19 publicações, 17 parcerias e fomentos a políticas públicas, e produtos de educomunicação elaborados pelas comunidades capacitadas. “Vamos entregar bancos de dados, iniciativas de gestão com ecoeficiência e ferramentas aos governantes e às comunidades para apoiar a gestão territorial integrada das bacias hidrográficas do litoral norte de SP”, comenta a coordenadora geral do Tecendo as Águas, Andrée de Ridder Vieira.

O Tecendo foca o Corredor da Serra do Mar do Litoral porque a região possui uma faixa contínua de remanescentes da Mata Atlântica e duas bacias (dos rios Juqueriquerê e São Francisco) prioritárias e críticas para o abastecimento de cerca de 50 mil pessoas. Com o objetivo de conservar esses rios desde as suas nascentes e proporcionar melhor qualidade de vida e saúde, o projeto atua em duas frentes, nos meios urbano e rural.

Na cidade, a Campanha “Se Liga Nessa Bacia”, incentiva a adesão à rede de esgoto da Sabesp (já disponível) por meio de atividades educativas, culturais e num trabalho corpo a corpo visitando casas e explicando a importância de se tratar o esgoto. Também oferece oficinas a lideranças nas áreas de saúde e saneamento, assim como ações de educomunicação com alunos da educação formal. Na área rural da bacia do Rio Juqueriquerê, o Projeto capacita pequenos produtores. Já foram realizadas oficinas de implantação de fossa biodigestora (que trata o esgoto e o transforma em adubo) e de cisterna para captação de água da chuva, entre outras.

O desenvolvimento do turismo sustentável e com respeito às comunidades locais, especialmente na região do bairro de São Francisco (em São Sebastião) se tornou outro enfoque especial do projeto. Embora riquíssimo em atrativos como as construções antigas, a cultura caiçara que paira no ar, o histórico convento de frente para o mar e as tradicionais panelas de barro, o bairro é pouco explorado nesse segmento. O projeto tem feito o levantamento das condições físicas e rentáveis dos atrativos, e também buscado junto à comunidade aspectos culturais, riquezas naturais, histórias e lendas que possam ser potencializadas por um turismo sustentável.

O Projeto visa ainda capacitar comunidades para que possam produzir seus próprios materiais educativos e de informação tendo como tema a situação das águas da região de São Sebastião e Caraguatatuba, seus problemas e potencialidades. Assim, desde outubro de 2014, profissionais da área de Educomunicação estão ensinando como criar programas e produtos de rádio que estão sendo divulgados na RádioWebSupereco, como desenvolver audiovisuais e vídeos ambientais e atuar por meio das mídias sociais e em sites.

Quem faz

O Projeto “Tecendo as Águas” é realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

Sobre o Instituto Supereco

O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 11.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 905 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 135 publicações especializadas na área. Site www.supereco.org.br

COMO PARTICIPAR DO TECENDO AS ÁGUAS

Os moradores da região do litoral norte podem participar ativamente das ações socioambientais do Projeto Tecendo as Águas cuja sede fica no centro histórico de São Sebastião.  Basta acompanhar o calendário de ações pelo facebook do projeto e se inscrever em oficinas, mutirões, concursos e eventos culturais. Há várias ações aos finais de semana, cursos com certificado e atividades que podem acolher voluntários, artistas, ambientalistas, estudantes, professores, agricultores, comerciantes e qualquer pessoa interessada em meio ambiente e sustentabilidade. Para quem não está no litoral norte de SP, o convite é para acompanhar e postar sugestões na página Tecendo as Águas do facebook.

Facebook.com/TecendoasAguas

Foto: Divulgação/Fatima/ChuEcco

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam