Capela do Bom Pastor comemora 30 anos com missa do bispo Dom José Carlos na praia de Boracéia em São Sebastião

A missa com o bispo será celebrada às 11h, na área territorial da capela, situada na avenida Guarani, 01, nas imediações do Posto de Saúde e da sede da Associação Amigos de Boracéia

A missa com o bispo será celebrada às 11h, na área territorial da capela, situada na avenida Guarani, 01, nas imediações do Posto de Saúde e da sede da Associação Amigos de Boracéia

No próximo domingo (20), o bispo da Diocese de Caraguatatuba, dom José Carlos, estará em Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, para celebrar missa em comemoração aos 30 anos de fundação da capela do Bom Pastor, vinculada à paróquia Sagrado Coração de Jesus, cuja matriz fica em Boiçucanga.

Após a missa, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e terá a participação de fiéis de outras capelas da região, haverá confraternização entre todos na Escola Municipal do bairro.

bora2De acordo com o padre Douglas Franco Machado, é a primeira vez que o bispo titular da Diocese irá celebrar missa em Boracéia. “A expectativa é a melhor possível”, declarou. “Os fiéis e moradores trabalharam demais para levantar a igreja e, por isso, temos que comemorar essa conquista porque é um local de evangelização e também um sinal da presença da comunidade cristã no bairro”, acrescentou o pároco.

Em 21 de setembro de 1985, segundo a pedra fundamental, deu-se o início da capela, que num primeiro instante seria uma casa de oração para que todos, independentemente de qualquer ligação religiosa, pudessem louvar a Deus. Entretanto, a ideia não amadureceu e prevaleceu a capela cujo nome escolhido por votação foi o Bom Pastor.

Dificuldades

Segundo a ministra da Eucaristia, Vilma Aparecida de Almeida Ribas, os fiéis enfrentaram muitas dificuldades e realizaram várias quermesses e/ou festas, além de receberem inúmeras doações, para terem a igreja do jeito que é hoje.

Antes de inaugurar a capela, a evangelização ocorria na escola municipal com a celebração de missas, catequese e batizados.

Lembrado no quarto domingo após a Páscoa, este ano, o dia do padroeiro caiu em 26 de abril. A comemoração, porém, aconteceu no dia 2 de maio em função do feriado do Dia do Trabalho. A mudança teve o objetivo de aproveitar a presença dos turistas na região.

Em outubro, a comunidade também promove festa com procissão, missa e quermesse para comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida. De vez em quando, há outros eventos com a finalidade de oferecer entretenimento aos fiéis e moradores do bairro, além de angariar fundos para a execução de melhorias na capela.

Todo domingo, a partir das 8h, são realizadas as missas. Já a catequese ocorre às quartas-feiras e aos sábados.

Serviço: A missa com o bispo será celebrada às 11h, na área territorial da capela, situada na avenida Guarani, 01, nas imediações do Posto de Saúde e da sede da Associação Amigos de Boracéia.

(RS/RF)

Foto: Ricardo Faustino | PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam