Cães e gatos abandonados esperam por um lar na cidade de São Sebastião

Bichinhos permanecem no Centro de Controle de Zoonose de São Sebastião onde recebem todo cuidado veterinário até serem adotados

Bichinhos permanecem no Centro de Controle de Zoonose de São Sebastião onde recebem todo cuidado veterinário até serem adotados

Dezenas de bichinhos estão à espera de um lar no CCZ (Centro de Controle de Zoonose).  São filhotes que a unidade entrega para adoção responsável já vermifugados e vacinados contra a raiva e ainda com direito a acompanhamentos veterinários, com profissionais do próprio centro, sempre que necessário.

Segundo a veterinária do CCZ, Vânia Araújo, são seis os  gatinhos e cerca de 20 cãezinhos que estão prontos para serem adotados. “Os interessados, obrigatoriamente maiores de idade, devem apresentar o RG e comprovante de residência no ato da adoção”, disse. “Além disso, e mais relevante ainda,  deve ter um bom coração e amar muito seu novo amiguinho”, frisou a veterinária.

De acordo com ela, os perfis dos interessados variam muito, mas a maioria é composto por adultos com variados motivos. “Alguns gostam da companhia, outros procuram  para guardar a casa ou para dar de presente  ao filho, e assim por diante”, comentou.

Conforme explicou a veterinária, a idade para os animaizinhos serem adotados é a partir do desmame. “Começou a comer ração os bichinhos já pode ir para novo lar,  isto com uns 30 ou 40 dias de vida”, observou. “Alguns adultos, infelizmente, não conseguem ser adotados e ficam conosco”, mencionou, acrescentando que os filhotes têm maior facilidade para ser adotados. “Em relação ao sexo, não há preferência, mesmo porque, as fêmeas são obrigatoriamente castradas”, frisou.

Ao encerrar a entrevista, Vânia Araújo deixou um recadinho para quem tem intenções de adotar um animalzinho.  “Temos um grande amigo esperando por você. Quando você deixa um animal entrar na sua vida, a responsabilidade pelo bem estar e futuro dele é sua! Seja responsável, abandonar animal é crime!”

Posse responsável

Vale ressaltar ainda,  que antes de levar qualquer animal, as pessoas precisam pensar na posse responsável. Para tanto, há dez regrinhas básicas que devem ser levadas em conta para se ter um bichinho de estimação, fora o fato de que adotar um animal é uma grande responsabilidade e pode durar anos. Confira:

1 – Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2 – Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3 – Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, personalidade, peculiaridades, espaço físico.

4 – Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira-guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5 – Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.

6 – Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7 – Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8 – Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.

9 – Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip).

10 – Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Serviço: O CCZ, subordinado à Sesau (Secretaria de Saúde), fica no Jaraguá, na Costa Norte da cidade, à avenida Dário Leite Carrijo, 2598. O telefone para contato é o (12) 3861-2555. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(RF)

Foto: Sesau | PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam