Barra do Sahy recebe 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana em São Sebastião

Barra do Sahy reúne mais de 600 pessoas em final de semana de Canoagem

Barra do Sahy reúne mais de 600 pessoas em final de semana de Canoagem

A praia da Barra do Sahy, na Costa Sul, recebeu neste sábado (7) e domingo (8), a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana – Va’a e a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem, organizado por ‘Canoa Brasil’ e Opium Hightec Line, com o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem e da Secretaria de Esportes do município.

Durante todo o final de semana outros departamentos da Administração Municipal estiveram envolvidos no evento, como a Guarda Municipal, a Ditraf, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Capitania dos Portos e a Sabs (Sociedade Amigos Barra do Sahy), resultando da eficiente segurança do evento.

De acordo com a organização, a competição contou com os melhores atletas do país que surpreenderam o público com o alto nível técnico apresentado nas provas.

No geral, a competição registrou a participação de 150 caiaques e reuniu cerca de 300 atletas inscritos e seus acompanhantes, proporcionando um total aproximado de 600 pessoas que se hospedaram na região.

As provas organizadas pela Canoa Brasil têm por tradição o recolhimento de produtos para doação. Este ano, porém, aOpium Hightec Line, o mais tradicional fabricante de caiaques e canoas do Brasil, fez uma doação para escola de canoagem da Prefeitura de São Sebastião.

São dois equipamentos, sendo um caiaque oceânico da classe Turismo Individual e outro caiaque oceânico Duplo, ambos oficiais de competição.

Segundo o organizador do evento Fábio Paiva, um dos grandes percussores do esporte no Brasil, a ideia é que seja um pequeno incentivo para os alunos, que atualmente remam com caiaques básicos. “Isso, para que sejam estimulados à categorias mais promissoras, além de que, num futuro próximo, possamos descobrir vários talentos ter uma grande participação do município em provas oficiais”, disse.

Para Manoel Gil Rojo, supervisor da modalidade Va’a pela Confederação Brasileira de Canoagem a prova foi um grande marco para a Canoa Havaiana (Va’a). “O lugar teve tudo a ver com a modalidade, que combina muito com o cenário mais rústico, com a simplicidade de pescadores e ao mesmo tempo com o glamour e energia do local. O Circuito das Ilhas veio para ficar e vamos fazer de tudo para repetir esta prova todos os anos”, mencionou.

Jefferson Sestaro, supervisor da modalidade Canoagem Oceânica pela Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, também falou sobre o evento. “O Circuito das Ilhas realizado pela Opium Hightec Line e Canoa Brasil em São Sebastião reuniu a essência da Canoagem Oceânica num belo cenário com um ótimo percurso técnico no mar e uma grande estrutura em terra,  dando origem a uma competição perfeita que abrilhantou esta etapa do Circuito Nacional de Canoagem Oceânica”, observou.

Um dos presentes, Fernando Motta, considerado um dos remadores mais antigos do Brasil na ativa e primeiro remador de caiaque desta região, detentor de vários títulos brasileiros nas décadas de 80 e 90, também fez questão de falar sobre as etapas cumpridas na cidade. “A emoção foi muito grande quando fui chamado por Fábio Paiva, amigo de muitos anos, em uma roda de energia que conduziu com 150 atletas, proferindo belas palavras e fazendo uma grande homenagem à minha pessoa. Mesmo sem ligar para estas coisas, confesso que não esperava um reconhecimento tão grande! Foi difícil conter tanta emoção”, confessou.

Um dos momentos mais esperados pelos atletas foi o sorteio de uma canoa havaiana em fibra de carbono e um caiaque Surfski, ambos fabricados pela Opium Hightec. Os contemplados foram, respectivamente, Marcelo Bossi e Victor Perdigão, ambos de Brasília, Distrito Federal.

Representando a Secretaria de Esportes, o chefe de divisão de Eventos e Lazer, Carlos Magno, agradeceu aos organizadores pela escolha do município. “São Sebastião recebeu com muita felicidade esta competição de alto nível, um evento excelente e que se tornou um marco para a cidade e muito nos lisonjeou”, declarou. “Em relação aos barcos doados, o município agradece imensamente, pois será muito precioso em nossas aulas, proporcionando uma grande melhoria na qualidade do nosso atendimento”, acrescentou.

Serviço: Os resultados oficiais podem ser obtidos no site

www.canoagem.org.br

(VB/RF)

Foto: Divulgação/PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam