Banda Radio Taxi com Gel Fernandes abre o “Flashback Anos 80” em Ilhabela

O primeiro sucesso da Banda Radio Taxi foi “Garota dourada” – um dos temas do filme Menino do Rio -, impulsionou a banda Rádio Táxi às paradas de sucesso, e sua trajetória durante a década de 1980 foi uma sequência de hits que a levou ao sucesso em todo o país: “Coisas de casal”, “Dentro do coração (Põe devagar)”, “Com o rádio ligado”, “Sanduíche de coração”, “Um amor de verão” e principalmeente “Eva” – canção italiana de Umberto Tozzi que, vertida para o português, permenece sendo o grande sucesso da banda

O primeiro sucesso da Banda Radio Taxi foi “Garota dourada” – um dos temas do filme Menino do Rio -, impulsionou a banda Rádio Táxi às paradas de sucesso, e sua trajetória durante a década de 1980 foi uma sequência de hits que a levou ao sucesso em todo o país: “Coisas de casal”, “Dentro do coração (Põe devagar)”, “Com o rádio ligado”, “Sanduíche de coração”, “Um amor de verão” e principalmeente “Eva” – canção italiana de Umberto Tozzi que, vertida para o português, permenece sendo o grande sucesso da banda

Dentro da programação do Calendário de Eventos 2016, a Prefeitura de Ilhabela promove no próximo fim de semana o “Flashback Anos 80”, na Praça das Bandeiras, na Vila. O evento tem a organização da Secretaria da Cultura e, dentre as atrações, show com a banda Rádio Táxi.
O “Flashback Anos 80” já começa nesta sexta-feira (5/8) e vai até domingo (7/8), sempre a partir das 20h. O público vai reviver as canções que marcaram época no Brasil e também no cenário internacional.
A festa é realizada em área coberta na Praça das Bandeiras, na Vila, e tem entrada franca. Na sexta-feira (5/8), as atrações são o músico ilhabelense Fernando Punk e, logo depois, o show com a banda Rádio Táxi. Entre as canções de sucesso estão Eva, Garota Dourada e Um Amor de Verão.
Já no sábado (6/8), serão três atrações musicais: Felipe Blues, Mano Beethoven e TomCats. Fechando a programação no domingo (7/8) show com o grupo ilhabelense Pronúncia no Olha e, em seguida, Big Time Orchestra.
FLASHBACK ANOS 80
5, 6 e 7 de Agosto
Local Praça das Bandeiras – Vila
A partir das 20h
Programação
5/8 (Sexta) – FERNANDO PUNK E BANDA ILHABELA / RÁDIO TÁXI
6/8 (Sábado) – FELIPE BLUES / MANO BEETHOVEN / TOMCATS
7/8 (Domingo) – PRONÚNCIA NO OLHAR / BIG TIME ORCHESTRA
Biografia da Banda Radio Taxi:
A banda Rádio Táxi, assim como vários outros representantes do rock nacional, surgiu no início dos anos 1980, época de uma reviravolta na música popular brasileira, em que a própria situação política do país – mais próxima de uma abertura – proporcionava à juventude de maior mobilidade, de um comportamento mais liberal, uma maior leveza nas relações sociais, diferente da geração que antecedera.
Seus membros, Wander Taffo (guitarra), Gel Fernandes (bateria), Lee Marcucci (baixo) e Willie de Oliveira (Vocal), oriundos da banda de apoio de Rita Lee (Tutti Frutti) e dos Secos & Molhados, carregavam consigo uma tradição de rock e pop que muito lhes ajudou a criar o clima descontraído e jovial da banda.
Seu primeiro sucesso “Garota dourada” – um dos temas do filme Menino do Rio -, impulsionou a banda Rádio Táxi às paradas de sucesso, e sua trajetória durante a década de 1980 foi uma sequência de hits que a levou ao sucesso em todo o país: “Coisas de casal”, “Dentro do coração (Põe devagar)”, “Com o rádio ligado”, “Sanduíche de coração”, “Um amor de verão” e principalmeente “Eva” – canção italiana de Umberto Tozzi que, vertida para o português, permenece sendo o grande sucesso da banda.
Só na década de 1980, o Rádio Táxi gravou cinco LP’s, participou de inúmeros programas de televisão, fez centenas de shows, ditou regras, moda e estilo musical. Com suas letras despojadas de rebuscamento, tratava de temas atuais, falando aos jovens da época na mesma linguagem por eles praticada.
Com o declínio do rock nacional, a partir da década seguinte, e o surgimento de outros estilos musicais predominantes, como pagode, sertanejo e axé, o Rádio Táxi prosseguiu sua carreira, certamente com menos destaque, mas sempre presente na história da música popular brasileira e, especialmente, na do rock nacional, sendo referência e ponto de partida de muitas outras bandas do mesmo estilo. Gravaram ainda mais dois trabalhos, em 1991 e 1997, e um DVD ao vivo em 2007.
Após a morte prematura de um de seus fundadores, Wander Taffo, em maio de 2008, o conjunto se reestruturou, mantendo Lee Marcucci, Gel Fernandes e trazendo para a banda Fábio Nestares ( Vocal ), Gabriel Navarro ( guitarra ) e Flavio Fernandes ( teclados ). Atualmente está preparando o novo DVD que será um documentário relatando a trajetória da banda, com canções inéditas e sucessos da banda dos anos 80, comemorando 3 décadas de estrada na música popular brasileira com seu rock de sempre: Sonoridade, vibração e energia para a juventude de nossos dias!
“Eu conheci o Gel Fernades quando ele tinha a Banda Green Apple e tocava na casa noturna “Deixa Falar” no começo da avenida Santo Amaro, em São Paulo, ocasião em que ele me deu, seu primeiro compacto, que era um disco de cor branca, com a musica que ainda iria lançar, “Garota Dourada””.By Carlos Valim

Foto: Divugação/PMI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam