Balsa FB 25 será entregue oficialmente hoje (20) às 14h no bolsão de desembarque em São Sebastião

Balsa FB 25 será entregue oficialmente hoje, 20, às 14h, no bolsão de desembarque em São Sebastião. A embarcação FB 25 tem capacidade para 85 veículos e está totalmente reformada, operando em sua total capacidade para atender a demanda na Travessia São Sebastião – Ilhabela nos dias de carnaval e permanece na operação para atender moradores, estudantes e turistas. A operação carnaval irá contar com sete balsas durantes os dias de folia

GIGANTE’ ESTÁ DE VOLTA PARA REFORÇAR A TRAVESSIA SÃO SEBASTIÃO/ILHABELA

DERSA entrega o FB-25, um dos maiores do Brasil, totalmente reformado e modernizado pelo Governo do Estado com investimento de R$ 5,3 milhões

Um verdadeiro gigante da engenharia naval está de volta para reforçar a Travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada do litoral paulista. A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A concluiu o processo de reforma e modernização do ferryboat FB-25, com investimento de R$ 5,3 milhões do Governo do Estado de São Paulo. Sozinho, o FB-25 tem capacidade para transportar até 127 veículos e 538 passageiros por hora em cada sentido.

Com 76 metros de comprimento, 17 metros de boca (largura) e 2,5 metros de pontal (altura), a embarcação é a maior da frota da Companhia e uma das maiores do Brasil nesta categoria, em dimensões principais e capacidade de carga.

Apta a transportar até 85 veículos por viagem, o FB-25 passou por uma completa e importante remodelação. Foram 180 dias de trabalho, com o envolvimento de 70 profissionais. Cerca de 120 toneladas de aço foram instaladas, entre chapas, perfis laminados e tubos novos. A embarcação também recebeu 11 mil metros quadrados de nova pintura, com o novo padrão da DERSA, em que o antigo amarelo deu lugar ao branco, com grafismos em azul e cinza.

Duas novidades principais se destacam. A primeira é a instalação de sanitários com acessibilidade, já que esta era a última embarcação desta travessia a não dispor de banheiros. A segunda é a retirada da rampa interna da embarcação, que se apoiava no atracadouro flutuante para a entrada e saída dos veículos. Com isso, o FB-25 passa a ter o mesmo padrão das demais embarcações da Companhia, ou seja, um “quebra-mar” hidráulico, que amplia a segurança dos veículos, protegendo a proa e a popa. Este dispositivo se movimenta quando a embarcação encosta no atracadouro, permitindo o embarque e desembarque de forma mais ágil e segura.

O FB-25 é impulsionado por quatro motores de 360 HP, um dos mais potentes entre as embarcações que atuam nos oito serviços de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo.

Histórico da embarcação:

O ferryboat FB-25 foi construído em 2006 com o objetivo de atender aos usuários do Litoral Norte. Para cumprir as normas vigentes da Autoridade Marítima, a balsa, inicialmente projetada para transportar 100 veículos e 400 passageiros, teve sua capacidade readequada para 85 veículos e 359 passageiros.

É um grande reforço para a Travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada do Estado, com média diária de 4 mil veículos, 5 mil passageiros, 700 bicicletas e 500 motocicletas. Esta foi a segunda reforma geral realizada no FB-25, que já havia sido totalmente remodelado em 2011.

Serviços para o usuário

Os canais de contato da DERSA para dúvidas, críticas, sugestões e reclamações são os seguintes: ouvidoria@dersa.sp.gov.br e telefone 0800 72 66 300. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para acompanhar em tempo real as informações das Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, acesse http://www.dersa.sp.gov.br/empreendimentos/travessias-litoraneas/ ou o twitter: @travessiasdersa.

Foto: Divulgação/Dersa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam