
Um dos presentes ao primeiro dia de festa era o ator Jonas Torres, morador de Bertioga e que há algum tempo vem mantendo um contato próximo com a aldeia. “Sempre fui simpatizante da causa indígena e sempre quis vir à aldeia, mas minha mulher veio antes fotografá-los e, então, acabei vindo na sequência
A Aldeia do Rio Silveiras, situada na Costa Sul de São Sebastião, no bairro de Boraceia, promove três dias de festejos com Evento Cultural, na semana em que se comemora o Dia do Índio.
A festa teve início nesta sexta-feira (17), seguiu pelo sábado (18) e termina neste domingo (19), sempre entre 9h e 16h. O objetivo dos índios da aldeia é mostrar à população um pouco mais sobre o mundo indígena, como sua arte, sua cultura e sua gastronomia.
Um dos presentes ao primeiro dia de festa era o ator Jonas Torres, morador de Bertioga e que há algum tempo vem mantendo um contato próximo com a aldeia. “Sempre fui simpatizante da causa indígena e sempre quis vir à aldeia, mas minha mulher veio antes fotografá-los e, então, acabei vindo na sequência. Desde então passei a ter um contato bacana e, claro, não poderia deixar de vir nesta festa de hoje, que colabora não somente com a disseminação da cultura destes povos, como também colabora com um diálogo importante e necessário para que todos nós possamos saber onde podemos colaborar, sem interferir nos seus costumes”, disse Torres.
Para Mariano, que é o cacique da aldeia, Cacique Taruan, a festa é “uma oportunidade de passar o conhecimento e o valor da cultura para que a comunidade, de um modo geral, possa respeitar os costumes indígenas e dar mais valor ao índio brasileiro”.
A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, e a diretora de Turismo, Telma della Monica, prestigiaram o Evento Cultural nesta sexta-feira (17).
Confira a programação do último dia de festa:
9h | Abertura – apresentação de canto e dança dos Xondaro e Xondaria
10h30 | Palestra sobre a Cultura Indígena
11h30 | Abertura da Feira de Artesanato
12h | Venda de Pratos Típicos
13h30 | Saudações do Pajé
14h | Treinamento de arco e flecha e pintura corporal para visitante
15h30 | Encerramento com agradecimento do Pajé e com Canto Indígena
Serviço: O Evento Cultural Indígena acontecerá entre 9h e 16h na avenida Guarani, 1.000, Boracéia. A entrada custa R$ 10,00 e o estacionamento é gratuito. (VB|WS)
Foto:Divulgação/Facebook de Jonas Torres/ Dani P Raible